Estabelecimentos em Miguel Pereira - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Estabelecimentos
 :: Onde comer?
 :: O que fazer?
 :: A Cidade
 :: Serviços
Estabelecimentos em Paty do Alferes - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Onde comer?
 :: O que fazer ?
 :: A Cidade
 :: Serviços
 :: Parceiros
Personagens

ALGUNS PERSONAGENS HISTÓRICOS & IMPORTANTES DE MIGUEL PEREIRA

ANTÔNIO BOTELHO PERALTA – Médico de origem portuguesa, veio para a Vila da Estiva em finais do século XIX, nela adquirindo a Fazenda Pantanal. Casado com a princesa francesa Marie Adelaide de Burgos Chapuset Villet, deixou numerosa descendência na cidade, formando a estirpe dos Peralta. Uma de suas netas – chamada Laura e conhecida como Laurita - casou-se com o engenheiro João Alberto Masô.
 
JOÃO ALBERTO MASÔ – Engenheiro de origem suíça, veio p/ a Estiva em 1895 a convite do também engenheiro Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, então responsável pela construção da ferrovia ligando Japeri a Três Rios. Homem de extraordinária inteligência, colaborou decisivamente p/ a construção do famoso viaduto ferroviário de Vera Cruz, que hoje leva o nome do amigo Frontin. Anos depois, casou-se com D. Laurita, neta de Antônio Botelho Peralta. Vários descendentes seus ainda residem em Miguel Pereira, havendo na cidade um bairro batizado em sua homenagem: a Vila Suíça.
 
PROFESSOR E DOUTOR MIGUEL DA SILVA PEREIRA – Nascido na cidade de São José dos Barreiros (SP), conheceu a Estiva em 1915, trazido por um dos filhos do Barão de Javary, o qual com ele trabalhava na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Apaixonado pela região, comprou ali um Sítio que batizou de Maria Clara em homenagem à esposa, onde viveu apenas três anos, já que em 23 de dezembro de 1918 veio a falecer em conseqüência de um tumor de acústico. Alguns de seus netos – um deles também médico - ainda vivem em Miguel Pereira, cidade assim batizada em sua honra.
 
ANDRÉ GUSTAVO PAULO DE FRONTIN – Embora fosse ex-Prefeito do Rio de Janeiro e engenheiro consagrado da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, responsabilizou-se pela construção da ferrovia que corta a Serra do Tinguá. Casou-se com Maria Leocádia de Toledo Dodsworth, filha do Barão de Javary.
 
BARÃO DE JAVARY – Jorge João Dodsworth, eminente figura pública em finais do Segundo Império, comprou uma fazenda às margens do lago que acabaria sendo batizado com seu nome. Foi um dos responsáveis pela ampliação daquele atrativo natural e pela barragem que até hoje protege as suas águas.
 
DR. ÂNGELO LAGROTTA – Engenheiro, foi um dos fundadores da Sociedade Anônima Força e Luz Vera Cruz, em parceria com o amigo Edmundo Peralta Bernardes, de Paty do Alferes. Assim, foi ele o pioneiro que finalmente conseguiu trazer energia elétrica para área da Serra antes dos anos trinta.
 
FREDERICO AUGUSTO DA SENNA WANGLER - Chegou a Miguel Pereira em finais dos anos quarenta bastante adoentado, mas logo se curou, atriubuindo sua cura “ao milagre do clima serrano...” Em seguida, passou a administrar o Hotel Lido ao lado do irmão, o médico Arthur Wangler, mas engajou-se na política vassourense, onde se elegeu vereador. Foi um dos mais aguerridos lutadores em favor da emancipação de Miguel Pereira, razão pela qual acabou sendo eleito o primeiro prefeito do novo Município.
 
HÉLIO MOREIRA – Filho de uma humilde família miguelense, projetou-se no futebol carioca, tendo sido titular do América Futebol Clube e também da Seleção Brasileira que, em 1957, conquistou a Copa Roca. Ficou inutilizado para o futebol em conseqüência de uma contusão provocada pelo jogador Almir, do Vasco da Gama.
 
 


 <<< voltar

Miguel Pereira e Paty do Alferes - Rio de Janeiro

 

Miguel Pereira Tours - Click Here
Miguel Pereira - Publicidade
 





 
Miguel Pereira - Parceiros
 




 
Miguel Pereira e Paty do Alferes

Criação: Alafia Digital